Nino Rhamos (Wallace Ramos de Figueiredo) é mestre em Antropologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e atualmente doutorando em Ciências Sociais na mesma instituição, com pesquisa sobre cinema chinês da primeira metade do século XX, etnicidade e performance.
Há mais de 30 anos tem interesse pessoal sobre a China, hoje dedica-se a estudos na área da antropologia visual, etnicidade, arte e da performance. Pesquisa representações culturais e políticas da China ao longo do desenvolvimento da sua indústria cinematográfica, com foco nas relações étnicas.
Atua também como produtor e diretor musical na Satura Companhia de Teatro desde 2006 com o nome artístico de Nino Rhamos. Atuou no Núcleo de Antropologia da Arte (NADA/UERJ) e no Grupo de Pesquisa Imagens, Narrativas e Práticas Culturais (INARRA/UERJ).
Tem experiência como produtor audiovisual com foco em vídeos para internet e editor de documentário etnográfico. Atuou como bolsista PIBIC/UERJ no projeto de pesquisa intitulado: Imagéticas Indígenas e Agenciamentos Contemporâneos (2016). Técnico em Processamento de Dados (1998), tem experiência em design digital, animação digital, edição de áudio e vídeo, videografismo e editoração de imagens.
Sua trajetória profissional reúne pesquisa acadêmica, vivências diretas in loco e trabalhos em audiovisual, consultoria e tradução textual intercultural, voltados à cultura chinesa.
Produção intelectual
- Autor do livro Xondaro Guarani: arte marcial, performance e política (2024).
- Publicações em periódicos acadêmicos nacionais e internacionais sobre cinema chinês, etnicidade e antropologia da performance.
- Participação em congressos e seminários sobre antropologia, China e culturas indígenas.
Áreas de atuação
- Antropologia visual e da performance.
- Estudos sobre etnicidade e identidade.
- Cinema chinês e representações culturais.
- Relações interculturais China–Brasil.
Contato
Para entrevistas, colaborações e consultoria intercultural, entre em contato através do formulário disponível no coluna lateral do site.
Links acadêmicos
Lattes . ORCID . ResearchGate . Academia.edu
Nenhum comentário:
Postar um comentário