top of page

O Desempenho Forte do Mercado Cinematográfico Chinês em 2024

O mercado cinematográfico chinês em 2024 teve um espaço de crescimento surpreendente no mais recente Festival da Primavera, seguindo a tendência das últimas décadas.


O festival passou a marca de 3,5 bilhões de yuans (US$ 492,7 milhões) já nos três primeiros dias do feriado, representando um aumento de 17%. O período que foi do dia 10 ao 17 de fevereiro e já é considerado um dos mais lucrativos para o mercado cinematográfico.


O filme de animação “Boonie Bears: Time Twist”, dirigido por Lin Yongchang, escrito por Jiang Lin, Qin Wan e Rachel Xu e estrelado por Joseph S. Lambert e Tan Xiao, ficou na terceira posição, com uma receita total de 714 milhões de yuans desde o dia de sua estreia. Em especial neste festival, a maioria dos filmes compartilha de características semelhantes, chamando atenção para um olhar mais próximo do cotidiano abordando questões mais sociais.


O filme de animação “Boonie Bears: Time Twist”, dirigido por Lin Yongchang, escrito por Jiang Lin, Qin Wan e Rachel Xu e estrelado por Joseph S. Lambert e Tan Xiao

O filme que ganhou maior bilheteria foi a comédia "YOLO", dirigida pela Jia Liang e estrelado por Jia e Lei Jiayin. O total gerou cerca de 1,3 bilhão de yuans.


O filme que ganhou maior bilheteria foi a comédia "YOLO" (热辣滚烫), dirigida pela Jia Liang e estrelado por Jia e Lei Jiayin. O total gerou cerca de 1,3 bilhão de yuans.

Por outro lado, o cineasta Zhang Yimou apresentou um drama chamado "Article 20", escrito por Meng Li e Tianyi Wang e estrelado por Jiayin Lei, Li Ma e Zanilia Zhao. A produção aborda elementos de uma discussão pública sobre defesa justificável na Lei Criminal da China.

o cineasta Zhang Yimou apresentou um drama chamado "Articl 20", escrito por Meng Li e Tianyi Wang e estrelado por Jiayin Lei, Li Ma e Zanilia Zhao.

Apesar das barreiras que impedem que tais filmes sejam exibidos no Brasil com a mesma força de filmes americanos, as plataformas de streaming têm sido uma grande oportunidade de acesso, mesmo que muitas ainda privilegiem os mesmso filmes norte americanos e chineses produzidos em Taiwan.


Mesmo assim, o cinema chinês vem crescendo e, assim como outros filmes produzidos em diferentes países, o cinema brasileiro também precisa ser inserido no mercado nacional com a mesma força, diversificando a cultura fílmica do país para além de um único segmento.



 

Fonte de dados: China2Brasil. Imagens e informações sobre ficha técnica dos filmes: Cartoon Brew, SCMP, IMDB.

Posts recentes

Ver tudo

תגובות


Field note daily

eu 3-2024.jpg

Bacharel em Ciências Sociais e mestre em Antropologia pela UERJ, atualmente sou doutorando na mesma área. Minha pesquisa atual concentra-se nas interseções culturais e políticas da indústria cinematográfica chinesa na primeira metade do século XX, com foco nas relações étnicas. Aqui eu compartilho insights sobre a pesquisa, estudos de mandarim, dentre outras reflexões diárias sobre o tema.

  • Medium
  • LinkedIn
  • Youtube
bottom of page