top of page

Areas de interesse acadêmico

Antropologia Visual

A antropologia visual é um subcampo da antropologia que examina o papel das mídias visuais, como fotografia, filme e mídia digital, na compreensão das sociedades e culturas humanas. Abrange diversas metodologias, como filme etnográfico, análise fotográfica e narrativa digital. O campo tem suas origens no início do século 20 e desempenhou um papel importante na forma como os antropólogos estudam e representam a cultura.

Estudos étnicos

Estudos étnicos é um campo interdisciplinar que examina as experiências, perspectivas e contribuições de diferentes grupos étnicos. O campo abrange vários subcampos, como estudos afro-americanos, estudos asiático-americanos, estudos latinos, Estudos nativos americanos, dentre outros. Meu foco está na interseção entre etnicidade e cultura popular, especificamente na representação de minorias étnicas em filmes étnicos chineses e sua relação com filmes étnicos brasileiros.

Antropologia da Arte

A antropologia da arte é um subcampo da antropologia que examina os aspectos sociais e culturais dos objetos e manifestações humanas consideradas artísticas. Isso inclui (mas não se limita) as artes visuais, artes cênicas e cultura material. O campo abrange diversas metodologias. O objetivo é compreender como a arte é produzida, consumida e vivenciada no contexto das relações sociais e como ela reflete e molda a cultura.

eu 3-2024.jpg

Bacharel em Ciências Sociais e mestre em Antropologia pela UERJ, atualmente sou doutorando na mesma área. Minha pesquisa atual concentra-se nas interseções culturais e políticas da indústria cinematográfica chinesa na primeira metade do século XX, com foco nas relações étnicas. Aqui eu compartilho insights sobre a pesquisa, estudos de mandarim, dentre outras reflexões diárias sobre o tema.

  • Medium
  • LinkedIn
  • Youtube
bottom of page